Menu Content/Inhalt
Como escolher e onde comprar o grampeador ideal PDF Print E-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como escolher e onde comprar o grampeador ideal

Por Michael Nuñez

Você é daqueles que fica estressado quando o grampeador não funciona direito, entorta o grampo ou simplesmente não fura o papel? Pois é. Em muitos casos isso se deve a baixa qualidade do produto ou por falta de conhecimento do usuário, que sobrepassa a capacidade máxima de folhas a serem grampeadas por vez, utiliza um tipo de grampo inadequado ou usa um grampeador incompatível com o material que precisa ser grampeado.

Nossa intenção com esta matéria é elucidar essas e outras dúvidas, e ajudar as pessoas que utilizam grampeadores em trabalhos domésticos ou profissionais a escolher e onde comprar o grampeador ideal.

Criado inicialmente para agrupar folhas de papel e papelão por meio de um pedaço de arame, o grampeador evoluiu bastante nas últimas décadas, tornando-se ferramenta de trabalho até de quem trabalha com plástico, tecido e madeira.

Seguindo essa tendência, o mercado brasileiro já oferece grampeadores elétricos e eletrônicos, que, além de silenciosos, não exigem força para grampear. Sem contar os modelos feitos especialmente para os segmentos de móveis, moda, tapeçaria, floricultura, artesanato e indústria automobilística. No entanto, na hora da compra, há quem se apegue ao design ou custo do grampeador.

Nossa sugestão é que a escolha seja feita com base na real necessidade do usuário e não pelo visual, pois, dependendo da necessidade, o grampeador certamente não será dos mais bonitos. Afinal, a missão dele é apenas grampear materiais e não embelezar a mesa do escritório ou balcão de serviços, como é o caso de papelarias, gráficas, lan houses, marcenarias, entre outros.

Quanto ao custo, evite comprar aqueles que são mais baratos, pois, assim como acontece com produtos dos demais segmentos, muitas vezes o barato saí caro. No caso dos grampeadores, você vai achar produtos que partem de R$ 6,00. No entanto, por serem fabricados com materiais de pouca resistência e baixa qualidade, acabam tendo uma vida útil muito menor, exigindo uma breve reposição.

Indo nessa linha, algumas marcas desembarcaram no Brasil trazendo o que há mais moderno, apresentando soluções específicas para cada profissão, como é o caso da Rapid.

 

Para atender o segmento de escritórios, a indústria sueca oferece um modelo com excelente custo-benefício, o Rapid E360. Com capacidade para grampear até 20 folhas sulfite de uma só vez, este grampeador de mesa foi fabricado em plástico ABS para aumentar a durabilidade e vida útil do equipamento.

 

A brasileira Procalc também está presente no segmento. Entre os destaques da linha de grampeadores da marca está o Procalc S-8511. A grande vantagem deste modelo, que também pode ser encontrado com um custo interessante, é a possibilidade de grampear papéis com profundidade de 14,5 cm. Ou seja, permite fazer pequenos encadernamentos, utilizando 20 folhas sulfite (A4) dobradas ao meio.


Outra marca que entrou forte no mercado brasileiro é a norte-americana PaperPro, que traz uma grande variedade de modelos para grampeamento de 2 a 100 folhas. Com tecnologia Power Touch, o PaperPro Evo Desktop grampeia até 20 folhas automaticamente. Criado para economizar 80% da força que o usuário utiliza nos demais grampeadores, este produto funciona com apenas um toque.

 

 

 

Gosta de novidade? Aqui vai uma boa. Já chegou ao Brasil um grampeador que não utiliza grampos. Isso, mesmo. Criado para juntar até 6 folhas de sulfite, o PL-SL106AB-BL, da marca japonesa Plus, utiliza o próprio papel para realizar o serviço. E para quem gosta de colorir a mesa, o modelo está disponível nas cores amarelo, azul, branco, rosa e verde.

 

 

Para quem utiliza grampeador com bastante frequência e costuma trabalhar sem o apoio de uma mesa, a sugestão é o Rapid Sonn PL 26/6. Ideal para quem faz embalagens de papel e plástico, como floriculturistas, por exemplo, este modelo tem um alimentador de grampos muito fácil de usar, além de ser fabricado em aço endurecido, para aguentar altas demandas de trabalho.

 

Se você trabalha arquivando documentos e precisa agilizar o trabalho de encadernação, além de reduzir o volume dos arquivos, a Rapid tem duas soluções bastante interessantes: o Rapid E15 e o Rapid Eco Halfstrip. O primeiro foi feito para quem trabalha com encadernações em formato A4, ou seja, papel A3 dobrado ao meio. Já o segundo conta com o inovador sistema Super Flat Clinch, que, devido ao tipo de grampeamento, reduz o volume em até 40%.


 

Para os heavy users, que trabalham com demandas de grampeamento até 100 folhas por vez, o segmento oferece diversos modelos. O mais acessível do mercado é o Cavia ASA068, que trabalha com quatro tamanhos diferentes de grampos (6mm, 8mm, 10mm e 13mm).

 

 

 

 

 

Agora, se você quer grampear altas quantidades de papel sem fazer muito esforço, sugerimos o modelo PaperPro StackMaster 100, que também conta com mecanismo Power Touch citado acima.

 

 

 

 

 

 

 

 

O preferido dos Correios, lojas, supermercados, floriculturas e empresas do segmento têxtil são os grampeadores alicate. Excelente para fechamento de caixas de papelão e embalagens plásticas, além de trabalhar bem com gramaturas mais altas de papel e tecidos, o Rapid K1 é um excelente custo-benefício.

 

 

 

 

Já para os segmentos de tapeçaria, artesanato, móveis e indústria automobilística, há diversos modelos de grampeador pistola. Entre os mais acessíveis está o Rapid Eco Tacker. Feito com 80% de material reciclado, este modelo permite fixar papelão, tecido e plástico em materiais mais duros, como madeira, por exemplo.

 

 

 

Porém, se você precisa de um equipamento mais robusto, para revestimento de tecido, couro e lona, invista no Rapid R23, que foi feito em aço cromado e resistente, para segurar boas doses de impacto.

Para finalizar, vamos dar uma dica para os profissionais que gostam de equipamentos top de linha, que, além de facilitar o trabalho, dão um ar de modernidade ao seu escritório.

 

 

Dono de um design futurista, o modelo Rapid 20E é elétrico e conta com um sensor que identifica a entrada do papel e grampeia o documento em um piscar de olhos. E, melhor, sem fazer nenhum tipo de barulho.

 

 

 

Dicas importantes:

- Antes de comprar um grampeador, certifique-se do tipo e a quantidade de material que deseja grampear, além de avaliar bem a demanda gerada por sua profissão. Hoje, o segmento possui uma diversidade de modelos que permite escolher o grampeador que é mais adequado para você.

- A mesma regra vale para os grampos. Verifique se o modelo oferecido pela loja é compatível com o seu grampeador. São comuns os casos de pessoas que compram grampos inadequados e acabam colocando a culpa no grampeador ou no grampo devido à má escolha do material de reposição.

- Há modelos, como os grampeadores pistola, que permitem a troca de peças. E não estamos falando de grampos, mas, sim, do próprio mecanismo. Alguns são totalmente desmontáveis. Sabendo desmontar e comprar bem as peças de reposição, certamente você terá grampeador por um longo tempo.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e saiba onde comprar o seu grampeador.

 

Grampeador - Como escolher, onde encontrar ou comprar:

No site Escritório Total há grampeadores e caixas de grampos de vários modelos e marcas, pelo melhor preço do mercado e com pronta entrega.
http://www.es
critoriototal.com.br

Tel: 11 3879-3879 / 0800 771 2468
Rua Ministro Ferreira Alves, 556, Perdizes - CEP: 05009-060 - São Paulo/SP

 

 

 

 


Â