Menu Content/Inhalt
Como escolher e onde comprar o rotulador ideal PDF Print E-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como escolher e onde comprar o rotulador ideal

Por Michael Nuñez

Você já parou para pensar quanto tempo você gasta escrevendo e imprimindo etiquetas pelo computador? Pensando em economizar esse precioso tempo, há quem prefira escrever etiquetas à mão. Porém, como ficaria a organização e identificação de objetivos se cada pessoa de seu escritório resolvesse escrever as etiquetas com a própria letra? Melhor nem pensar, não é?

Pequeno, ágil e fácil de usar. Assim é o rotulador, um equipamento que surgiu no mercado de equipamentos para escritório e se tornou grande aliado de quem precisa organizar documentos, arquivos, estoques, entre outras coisas. Neste caso, há rotuladores de diversos tipos: manual, eletrônico, industrial e até infantil.


No segmento de rotuladores manuais, o Dymo Organizer Xpress é o mais indicado. Criado para etiquetar materiais com maior durabilidade, como quadros de força, frascos de remédio, materiais de limpeza, álbuns fotográficos, além de equipamentos e produtos em estoque – ele pode ser utilizado tanto no escritório como em casa, e vai bem até em trabalhos artesanais, de patchwork.

 

 

 

 

Na linha de rotuladores eletrônicos, existem produtos com preços bastante convidativos, ideais para quem deseja primeiro testar a tecnologia antes de investir em outro modelo mais avançado. Nesse quesito, um dos destaques é o Casio KL 60.

Com tela de LCD, que permite visualizar uma linha de quatro dígitos antes da impressão, este modelo imprime letras e números com até 5mm de altura. Caso você utilize etiquetas com largura de 9 e 12mm, o rotulador pode ser ajustado para imprimir duas linhas de texto na mesma etiqueta.

 

 

 

Quer um rotulador mais completo e com excelente custo-benefício? Então, invista no modelo KL 120, da mesma Casio. Com uma tela de LCD maior do que o modelo anterior, este equipamento permite visualizar duas linhas de texto com até 16 dígitos. O fato de ela trabalhar com etiquetas de até 18mm de largura é outro diferencial, pois você pode imprimir textos com fontes maiores de texto, ajudando na identificação de grandes volumes, como estoques de produtos e equipamentos.


 

Outro equipamento de média performance é o LetraTag Xr, da Dymo. Além de imprimir etiquetas com até duas linhas de textos, este rotulador oferece ferramentas para customizar ainda mais a impressão, como: 5 molduras e 4 tamanhos diferentes de texto. Outra coisa bacana é que ele armazena o texto utilizado na última impressão, dando mais agilidade à duplicação de etiquetas com o mesmo conteúdo.

 

 

 

Se você trabalha nos segmentos de elétrica, telecomunicações ou TI, e precisa organizar equipamentos ou redes de dados e eletricidade, sugerimos que você adquira um rotulador Epson LW 400. Além de imprimir grande variedade de fontes, estilos, bordas e símbolos, ele permite gravar código de barras. Outro diferencial é que ele também faz impressões na vertical, facilitando a rotulagem de materiais com larguras menores.

 

 

 

Outro produto que merece destaque é o rotulador Brother PT 1280. Além de armazenar três conteúdos diferentes, este equipamento está preparado para fazer até nove cópias da mesma etiqueta. Uma importante vantagem é que ele imprime textos com até 9mm de altura, permitindo gravações maiores.

Subindo mais um degrau na escada, agora vamos falar de modelos mais avançados, feitos sob medida àqueles que buscam elevar a produtividade e performance diariamente.

 

 

Indo nessa linha, a Casio lançou o rotulador KL 820, que tem tela de LCD para visualizar de uma só vez quatro linhas de até 16 dígitos. Ao disponibilizar uma série de ícones e ilustrações, e fazer impressão em etiquetas com largura entre 6 e 24mm, este equipamento é perfeito para produzir rótulos para: precificação de produtos, sinalização de áreas e departamentos da empresa, bem como avisos e alertas operacionais e ainda imprime código de barras.

Mais uma vantagem interessante do Casio KL 820 é a impressão com dados variáveis. Através desse recurso a pessoa consegue imprimir etiquetas com numeração consecutiva, simplificando o trabalho daqueles que precisam organizar arquivos de documentos e estoques de produto.

 

 

Top de Linha da Dymo, o rotulador LM 420 possui todos os recursos dos modelos citados nesta matéria, como: tela grande de LCD, trabalha com diversas larguras de etiquetas, imprime símbolos e códigos de barra, tanto na vertical como na horizontal, faz impressão com numeração consecutiva, memoriza os conteúdos mais utilizados e produz cópias da mesma etiqueta.

No entanto, o que coloca este modelo à frente dos demais é a conexão USB. Por meio deste diferencial a pessoa pode criar o conteúdo das etiquetas no computador e imprimir no rotulador, dinamizando o processo de gravação das etiquetas e otimizando ainda mais o tempo do usuário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Impressora x Rotulador

Embora o rotulador faça o mesmo trabalho que uma impressora convencional, de imprimir etiquetas autoadesivas, há quem compare os dois equipamentos. Mesmo sendo complementares em alguns casos, eles executam serviços bastante diferentes.

Vale lembrar que entre as facilidades oferecidas pelo rotulador, ou etiquetador como também é conhecido, está a mobilidade. Podendo ser transportado dentro de uma pasta, case ou mochila, o equipamento pode ser levado para todos os lugares, dando autonomia para fazer alterações e/ou atualizações de etiquetas em locais longe de sua estação de trabalho, como: lojas, supermercados, escritórios de clientes, além de arquivos e estoques de produtos, sejam eles internos ou externos.

Outro quesito que diferencia o rotulador da impressora é a possibilidade de customizar também a cor e o material da etiqueta. Para atender uma grande variedade de aplicações e ambientes (locais abertos, fechados, com temperaturas baixas ou elevadas, molhados ou úmidos), os rotuladores trabalham com etiquetas em vinil, poliéster, nylon e tecido. Este último é um bom aliado de quem trabalha com moda, vendendo ou consertando roupas, e com artesanato. Podendo ser fixado com um ferro de passar roupa, ajuda a organizar as peças de uma forma elegante e diferenciada, sem danificar o produto.

Quanto às cores, além das mais tradicionais, como: amarelo, preto, vermelho, branco, azul, entre outras, já estão disponíveis no mercado rolos de fitas prateadas, douradas, transparentes, metalizadas, perolizadas e até aquelas que brilham no escuro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas importantes:

- Antes de comprar fitas coloridas e de materiais diferentes, leia o manual de instruções para saber quais modelos podem ser utilizados no seu rotulador. Atente, também, para a largura da fita, que variam de 6 a 24 mm. Use sempre a medida compatível com o seu modelo.

- Muitos rotuladores trabalham com impressão eletrônica, à base de calor. Por isso, defina bem a cor da impressão e da etiqueta que você deseja imprimir. Embora 80% dos cartuchos de fitas disponíveis no mercado brasileiro façam impressão de cor preta em fundos coloridos, há outros modelos que imprimem dourado em fundo preto, dourado em fundo transparente, vermelho em branco e assim por diante. Por isso, na hora da compra, fique atento às especificações técnicas do produto para comprar o cartucho que atende sua real necessidade. Assim você evita o desperdício.

- Cerca de 90% dos rotuladores existentes funciona à pilhas. Por isso, não se esqueça de retirá-las caso o equipamento fique muito tempo fora de serviço. Assim como os demais equipamentos que usam esse mesmo tipo de energia para funcionar, são comuns os casos de aparelhos que deixaram de funcionar devido às pilhas estourarem dentro do compartimento, oxidando contatos e danificando placas de circuito interno.

Clique aqui e saiba onde comprar o seu rotulador.

 

Rotulador - Como escolher, onde encontrar ou comprar:
No site Escritório Total há rotuladores e cartuchos de fitas de vários modelos e marcas, pelo melhor preço do mercado e com pronta entrega.
http://www.escritoriototal.com.br
Tel: 11 3879-3879 / 0800 771 2468
Rua Ministro Ferreira Alves, 556, Perdizes - CEP: 05009-060 - São Paulo/SP