Eu talvez ainda não tenha dito, mas sou apaixonado por tipos (vulgo fontes) de computador e também por tipos dos antigos cartazes, missais, manuscritos medievais, entre outros.
O uso e manuseio das fontes sempre foi e sempre será um dos eixos fundamentais do design gráfico. Tipos/Fontes podem expressar momentos, sentimentos, períodos, eles se casam com o significado, legibilidade, compreensibilidade, estética e funcionalidade do texto.
Assim, se o cartão é pra crianças, deve ser escolhido um tipo/fonte alegre, que case com a imagem que uma criança nos passa, que o contexto da mensagem quer passar.
Existem diversos padrões que devem ser seguidos no tocante ao uso das fontes em diferentes produções gráficas. É o que essa indicação de tipos pretende ajudar: indicar tipos muito comuns e famosos que devem ser conhecidos por um designer, mesmo um simples produtor caseiro como eu, até pelos mais sofisticados profissionais.
Compõem essa seleção 15 tipos do tipo serifado e 15 tipos do tipo semi-serifado (em inglês, sans-serif). O gráfico abaixo especifica a diferença da forma entre dois tipos de tipos:
Conceitualmente, pode-se dizer que:
[...] as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto (como em um romance) pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. O ser humano lê palavras ao invés de letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras. Por outro lado, os tipos sem-serifa costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.
Os tipos serão expostos em ordem alfabética. Posso dizer que este resumo pode muito bem servir como referência para eventuais trabalhos que envolvam o uso de fontes. Na dúvida sobre qual fonte usar melhor seguir o que convencional.
A escolha dessas fontes é também importante, porque essas ESPECIFICAMENTE não apresentam problemas no momento da impressão, todas possuem os caracteres da língua portuguesa e de várias línguas existentes.
Muitos fontes/tipos gratuitos disponíveis da net são incompatíveis para trabalhos profissionais, e a maioria se ocupa do alfabeto básico utilizado na língua inglesa. As representações á, é, â, Ã, entre outros, encontradas unicamente em nossa língua escrita não existem nesses tipos.
Agora, vamos à tradução livre (bem livre mesmo) da referida postagem.
I - 15 Tipos/fontes serifados (serif, em inglês)
1. Adobe Caslon - indicado para revistas, jornais,livros didáticos, comunicação corporativa.
Obs.: a comunicação corporativa, segundo Ana Beatriz B. Mansour:
[...] a expressão “corporativa” entrou na moda. Enquanto até uns anos atrás se usava organização ou empresa para nos referirmos ao conjunto de todas as divisões de uma instituição, hoje, em função da ascendência inexorável das multinacionais, que geralmente são de origem estrangeira e que têm cada vez mais filiais espalhadas pelo mundo, passou-se a dizer corporação. Em termos de Brasil, nada mais natural. Afinal, não é necessário sermos grandes analistas antropológicos e lingüísticos para sabermos que as expressões americanas, ou, pior, americanizadas, são uma verdadeira febre nacional. Em inglês, corporation nada mais é do que “uma empresa de negócios”, conforme o velho e bom dicionário Oxford (5th edition, p. 260). (Sinprorp, 2009)
"A Caslon é uma família tipográfica, uma variação das serifadas clássicas, criada pelo tipógrafo inglês William Caslon em 1732. Esta fonte foi utilizada na primeira versão impressa da Declaração da Independência Americana." (Wikipédia, 2009)
2. Adobe Garamond - indicado para livros didáticos, de texto e revistas.
"A palavra garamond refere-se aos tipos originais criados por Claude Garamond para sua tipografia em 1530. Atualmente, várias famílias tipográficas são comercializadas como interpretações dos tipos originais de chumbo, bastante populares e muito usadas na composição de texto corrido. Considerando-se que estas famílias são a própria Garamond, esta é uma das fontes mais antigas ainda em uso.A Garamond divide com a Times New Roman o posto de fonte serifada mais popular do mundo (sendo o tipo serifado mais utilizado na França, seu país de origem)." (Wikipédia, 2009).
3. Bembo - Indicado para cartazes, livros didáticos, embalagens.
"Bembo é o nome dado a um antigo estilo de tipo serifado, com base em um tipo criado por Francesco Griffo, primeiramente impresso em Fevereiro de 1496. Griffo trabalhou na imprensa do humanista veneziano Aldus Manutius. O tipo chamdo Bembo foi utilizado pela primeira vez no cenário do livro intitulado De Aetna, um pequeno texto sobre uma viagem ao Monte Aetna escrito pelo Cardeal italiano Pietro Bembo. O tipo poderia servir como uma fonte de inspiração para tipos da editora parisiense Claude Garamond, que são coletivamente chamadas Garamond. O tipo Bembo atualmente visto é um renascimento projetado por Stanley Morison para a Monotype Corporation em 1929." (tradução livre minha, Wikipédia, 2009).
"A palavra garamond refere-se aos tipos originais criados por Claude Garamond para sua tipografia em 1530. Atualmente, várias famílias tipográficas são comercializadas como interpretações dos tipos originais de chumbo, bastante populares e muito usadas na composição de texto corrido. Considerando-se que estas famílias são a própria Garamond, esta é uma das fontes mais antigas ainda em uso.A Garamond divide com a Times New Roman o posto de fonte serifada mais popular do mundo (sendo o tipo serifado mais utilizado na França, seu país de origem)." (Wikipédia, 2009).
3. Bembo - Indicado para cartazes, livros didáticos, embalagens.
"Bembo é o nome dado a um antigo estilo de tipo serifado, com base em um tipo criado por Francesco Griffo, primeiramente impresso em Fevereiro de 1496. Griffo trabalhou na imprensa do humanista veneziano Aldus Manutius. O tipo chamdo Bembo foi utilizado pela primeira vez no cenário do livro intitulado De Aetna, um pequeno texto sobre uma viagem ao Monte Aetna escrito pelo Cardeal italiano Pietro Bembo. O tipo poderia servir como uma fonte de inspiração para tipos da editora parisiense Claude Garamond, que são coletivamente chamadas Garamond. O tipo Bembo atualmente visto é um renascimento projetado por Stanley Morison para a Monotype Corporation em 1929." (tradução livre minha, Wikipédia, 2009).
- Grossura uniforme; o traço já não sofre os extremos contrastes das romanas classicistas, grossura igual (ou quase igual) para todos os traços e elementos dos glifos.
- Serifas bem pronunciadas, frequentemente rectangulares.
- Na variante Italienne, as letras são alongadas e condensadas.
- Em outras variantes, é igualmente forte o ênfase dado às serifas. Em todas os tipos Egípcios, o acentuamento das serifas é o elemento distintivo, mesmo quando as serifas não são rectangulares.
9. Minion - Edição limitada de livros, boletins, embalagens.
"Minion é o nome de um tipo desenhado por Robert Slimbach em 1990 para a Adobe Systems. O nome vem do tradicional sistema de nomeação para dimensões de caracteres tipográficos (tipos)." (Wikipédia, 2009)
11. Sabon - indicado para livros e comunicação corporativa.
"Sabon é o nome de um antigo estilo serifado desenhado pelo tipógrafo e designer alemão Jan Tschichold (1902-1974), no período 1964-1967. O tipo foi lançado conjuntamente pelas companhias tipográficas Linotype, Monotype, e Stempel, em 1967. (Wikipédia, 2009).
12. Stempel Schneidler - indicado para displays e publicações requintadas que precisam de um texto legível.
"F. H. Ernst Schneidler, designer tipográfico e professor, originalmente concebeu a Schneidler Old Style em 1936 para a fundição Bauer. O tipo Stempel Schneidler baseia-se nos caracteres tipográficos das impressoras venezianas do período da Renascença e possui a sua graça, beleza, e clássicos proporções. " (Adobe, 2009).
"Minion é o nome de um tipo desenhado por Robert Slimbach em 1990 para a Adobe Systems. O nome vem do tradicional sistema de nomeação para dimensões de caracteres tipográficos (tipos)." (Wikipédia, 2009)
11. Sabon - indicado para livros e comunicação corporativa.
"Sabon é o nome de um antigo estilo serifado desenhado pelo tipógrafo e designer alemão Jan Tschichold (1902-1974), no período 1964-1967. O tipo foi lançado conjuntamente pelas companhias tipográficas Linotype, Monotype, e Stempel, em 1967. (Wikipédia, 2009).
12. Stempel Schneidler - indicado para displays e publicações requintadas que precisam de um texto legível.
"F. H. Ernst Schneidler, designer tipográfico e professor, originalmente concebeu a Schneidler Old Style em 1936 para a fundição Bauer. O tipo Stempel Schneidler baseia-se nos caracteres tipográficos das impressoras venezianas do período da Renascença e possui a sua graça, beleza, e clássicos proporções. " (Adobe, 2009).
15 - Walbaum - indicado para revistas, jornais, livros, comunicação corporativa.
Mais informações: http://tipografos.net/historia/walbaum.html (em inglês)
II - 15 tipos/Fontes não-serifadas
1. Akzidenz Grotesk - Sinalização larga, para todo tipo de mídia impressa.
"Akzidenz Grotesk é uma antiga tipografia criada em 1898 pela type foundry Berthold em Berlim. Esta Sans Serif tornou-se um grande sucesso e foi muito imitada por várias fundições de tipos. Como todas as sans serif da época, Akzidenz Grotesk era principalmente usada como um tipo display, entretanto foi incluída uma caixa-baixa bastante aceitável para textos. Akzidenz Grotesk foi provavelmente cortada por algum experiente porém anônimo puncionista (artífice que grava punções, em inglês: punchcutter) da Berthold. Esta tipografia está relacionada com o aparecimento da fonte Helvetica." (Wikipédia, 2009)
Mais informações: http://tipografos.net/historia/walbaum.html (em inglês)
II - 15 tipos/Fontes não-serifadas
1. Akzidenz Grotesk - Sinalização larga, para todo tipo de mídia impressa.
"Akzidenz Grotesk é uma antiga tipografia criada em 1898 pela type foundry Berthold em Berlim. Esta Sans Serif tornou-se um grande sucesso e foi muito imitada por várias fundições de tipos. Como todas as sans serif da época, Akzidenz Grotesk era principalmente usada como um tipo display, entretanto foi incluída uma caixa-baixa bastante aceitável para textos. Akzidenz Grotesk foi provavelmente cortada por algum experiente porém anônimo puncionista (artífice que grava punções, em inglês: punchcutter) da Berthold. Esta tipografia está relacionada com o aparecimento da fonte Helvetica." (Wikipédia, 2009)
2. Avenir - Para livros com muita quantidade de textos.
7. Frutiger - indicada para grandes letreiros e todo efeito de fonte para mídia impressa.
"Frutiger é uma fonte tipográfica sans-serif desenhada por Adrian Frutiger. A fonte foi solicitada em 1968 para a sinalização do aeroporto Internacional Charles de Gaulle, em Roissy, na França, que precisava de uma novo e moderno sistema sinalético. Ao invés de utilizar uma previamente desenvolvida por ele, como a Univers, ele preferiu criar uma nova fonte. Originalmente chamada Roissy, foi concluída em 1975 e aplicada ao local no mesmo ano." (Wikipédia, 2009)
9. Gil Sans - indicada para sinalização e todo tipo de mídia impressa.
10. Helvetica - Indicada para textos grandes ou pequenos, logotipos, etc.
"A Helvetica é uma família tipográfica sem-serifa, considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Devido às preocupações que originaram seu desenho, é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico. Ela foi desenvolvida por Max Miedinger em 1957 para a tipografia suíça Haas’sche Schriftgießerei. Seu título é derivado de Helvetia, o nome latino da Suíça. A fonte é baseada em uma tipografia mais antiga chamada Akzidenz Grotesk, criada em 1898. A Helvetica, originalmente chamada Haas-Grotesk, é uma fonte sem serifa bastante limpa e um dos princípios de seu projeto foi a máxima legibilidade." (Wikipédia, 2009)]
Mais informações: http://aulas.pro.br/blog4/?p=14 (um estudo sobre a fonte Helvetica)
Há um grande número de organizações internacionais bem conhecidas que utilizam a Helvetica: 3m, AGFA, BASF, American Airlines, Lufthansa, Microsoft, Mitsubish Electric, Nestlè, Panasonic, Parmalat, Saab, Samsung, Seagate, Target e Texaco, entre outras.
11. Meta - indicada para textos, números, especialmente em comunicação corporativa.
FF Meta é um fonte tipográfica do tipo humanista sans-serif (sem serifa), desenhado por Erik Spiekermann. Ela foi originalmente desenvolvida em 1986 e serviria como uma fonte corporativa para a Deutsche Bundespost (Correios da Alemanha), contudo nunca foi aprovada para uso.
Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/FF_Meta.
12. Myriad - indicada para grandes displays e todo tipo de mídia.
"Myriad é uma família de fontes, sem-serifa, concebida por Robert Slimbach, Carol Twombly, e a equipe de design da Adobe Systems. É uma das muitas fontes semelhantes à Frutiger de Adrian Frutiger.A Miriad Pro, uma família de fontes criada mais tarde, por volta de 1998, inclui mais variantes da Myriad, desde o Light ao Black, do Condensed ao Extended, e também caractreres do alfabeto grego, cirílico e da europa central."
5. Din - indicada para letreiros, cartazes e displays.
É uma das minhas fontes preferidas. Aliás, gosto de todas as variantes dessa família.
DIN é um acrônimo para Deutsches Institut für Normung (Instituto Alemão de Normatização), e é também o nome de uma família cada vez maior de fontes sans-serif. Em 1936, o Comitê de Normas escolheu a fonte DIN 1451 como o padrão tipográfico para uso nas áreas de engenharia, tecnologia, tráfego, administração e negócios.
Mais informações em: http://en.wikipedia.org/wiki/DIN_(typeface).
É uma das minhas fontes preferidas. Aliás, gosto de todas as variantes dessa família.
DIN é um acrônimo para Deutsches Institut für Normung (Instituto Alemão de Normatização), e é também o nome de uma família cada vez maior de fontes sans-serif. Em 1936, o Comitê de Normas escolheu a fonte DIN 1451 como o padrão tipográfico para uso nas áreas de engenharia, tecnologia, tráfego, administração e negócios.
Mais informações em: http://en.wikipedia.org/wiki/DIN_(typeface).
7. Frutiger - indicada para grandes letreiros e todo efeito de fonte para mídia impressa.
"Frutiger é uma fonte tipográfica sans-serif desenhada por Adrian Frutiger. A fonte foi solicitada em 1968 para a sinalização do aeroporto Internacional Charles de Gaulle, em Roissy, na França, que precisava de uma novo e moderno sistema sinalético. Ao invés de utilizar uma previamente desenvolvida por ele, como a Univers, ele preferiu criar uma nova fonte. Originalmente chamada Roissy, foi concluída em 1975 e aplicada ao local no mesmo ano." (Wikipédia, 2009)
9. Gil Sans - indicada para sinalização e todo tipo de mídia impressa.
10. Helvetica - Indicada para textos grandes ou pequenos, logotipos, etc.
"A Helvetica é uma família tipográfica sem-serifa, considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Devido às preocupações que originaram seu desenho, é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico. Ela foi desenvolvida por Max Miedinger em 1957 para a tipografia suíça Haas’sche Schriftgießerei. Seu título é derivado de Helvetia, o nome latino da Suíça. A fonte é baseada em uma tipografia mais antiga chamada Akzidenz Grotesk, criada em 1898. A Helvetica, originalmente chamada Haas-Grotesk, é uma fonte sem serifa bastante limpa e um dos princípios de seu projeto foi a máxima legibilidade." (Wikipédia, 2009)]
Mais informações: http://aulas.pro.br/blog4/?p=14 (um estudo sobre a fonte Helvetica)
Há um grande número de organizações internacionais bem conhecidas que utilizam a Helvetica: 3m, AGFA, BASF, American Airlines, Lufthansa, Microsoft, Mitsubish Electric, Nestlè, Panasonic, Parmalat, Saab, Samsung, Seagate, Target e Texaco, entre outras.
11. Meta - indicada para textos, números, especialmente em comunicação corporativa.
FF Meta é um fonte tipográfica do tipo humanista sans-serif (sem serifa), desenhado por Erik Spiekermann. Ela foi originalmente desenvolvida em 1986 e serviria como uma fonte corporativa para a Deutsche Bundespost (Correios da Alemanha), contudo nunca foi aprovada para uso.
Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/FF_Meta.
12. Myriad - indicada para grandes displays e todo tipo de mídia.
"Myriad é uma família de fontes, sem-serifa, concebida por Robert Slimbach, Carol Twombly, e a equipe de design da Adobe Systems. É uma das muitas fontes semelhantes à Frutiger de Adrian Frutiger.A Miriad Pro, uma família de fontes criada mais tarde, por volta de 1998, inclui mais variantes da Myriad, desde o Light ao Black, do Condensed ao Extended, e também caractreres do alfabeto grego, cirílico e da europa central."
15. Vag Rounded - indicada para manuais de instrução e publicidade impressa.