Menu Content/Inhalt
Como escolher a máquina de escrever ideal? PDF Print E-mail

Como escolher a máquina de escrever ideal?

O que é máquina de escrever e um pouco de sua historia.

 

A máquina de escrever, também chamada de máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um instrumento mecânico, electromecânico ou eletrônico ou também conhecida como máquina de escrever manual, elétrica ou eletrônica que tem por função imprimir no papel caracteres para a composição da escrita. O método pelo qual uma máquina de escrever deixa a impressão no papel varia de acordo com o tipo de máquina, porém a escrita é feita através do impacto do caractere em uma fita de tinta que é impressa no papel, seria algo como um carimbo da letra que após acionada gerará um impacto sobre a tinta permitindo que o caractere seja impresso no papel.

O profissional especialista em digitar textos na máquina de escrever é chamado de datilógrafo e o técnico responsável pelo conserto e manutanção deste equipamento é o maquinógrafo.

No século XX após a invenção do computar e da impressora a máquina de escrever foi perdendo espaço para esta nova forma de digitar e imprimir documentos.

Há vários relatos de inventores e vários países reivindicando a autoria de serem os criadores da máquina de escrever, porém acredita-se que a primeira patente para uma máquina de escrever foi concedida na Inglaterra para Henry Mills em 1713, mas como não havia detalhes sobre a máquina em si ou sobre exemplares fabricados, há dúvidas se a patente foi concedida realmente para uma máquina de escrever. A primeira máquina de escrever documentada foi fabricada pelo italiano Pellegrino Turri, por volta de 1808; outras patentes foram obtidas pelos norte-americanos John Burt em 1829, Charles Tubber em 1843, pelo italiano Giusseppi Ravizza em 1855 e pelo austríaco Peter Mitterhoffer em 1864, sendo que até um brasileiro criou um modelo máquina de escrever do padre Francisco Azevedo que foi apresentada numa feira internacional em Recife (PE) em 1861, porém nunca chegou a ser fabricada em série.

A primeira máquina de escrever produzida em série e utilizada em diversos escritório a Skrivekugle, desenvolvida pelo pastor Johan Rasmus Malling Hansen da Dinamarca, diretor do Instituto Para Cegos e Surdos de Copenhagen, em 1865.


Mas a industrialização do ramo só começou em 1874, quando a fábrica de armas norte-americana Remington decidiu iniciar a linha de produção da máquina de escrever criada por Christopher Latham Sholes. Quatro anos depois foi lançada a Remington 2, com diversos aperfeiçoamentos, como o mecanismo que possibilitava datilografar maiúsculas e minúsculas. As vendas foram um sucess, sendo que posteriormente foram criadas novos modelos de máquinas de escrever com novos fabricantes.

As primeiras máquinas portáteis, que trabalhavam com teclas de barra, foram introduzidas em 1912. Estas máquinas de escrever não eram maiores do que um dicionário e eram perfeitas para escritórios. As noiseless (máquinas silenciosas), que se tornaram muito usadas após a 1ª Guerra Mundial, usavam um sistema de alavanca sobre as teclas de barras que reduzia o ruído das teclas.

Segue abaixo informações gerais sobre os três tipos de máquinas de escrever: manuais, elétricas e eletrônicas:

Máquinas de Escrever Manuais


A máquina de escrever manual é totalmente mecânica e as principais fabricantes de máquinas de escrever no Brasil foram: Olivetti, Facit, Royal, Remington, Olympia, Hermes entre outras.

 

Os modelos mais recentes e mais comercializados da marca Olivetti foram os modelos Línea 88, 98, 98C, Lexicon 80, entre vários modelos de máquinas de escrever manuais portáteis como Studio 44 e 45, Letera 22, 82; a Facit fabricou os modelos 1730 e 1742; a Remington fabricou os modelos 12, 16, BJ, 100, 150 além de muitos modelos portáteis.

 

Segue abaixo alguns modelos de fitas e suprimentos para máquina de escrever

manual:

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI NYLON PRETO E VERMELHO- (PVF) MENNO GRÁFICA

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI NYLON PRETO FXO (PF)

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER REMINGTON PRETO VERMELHO NYLON (PVF) MENNO GRÁFICA

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER REMINGTON NYLON PRETO (PF) MENNO GRÁFICA

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER DIN (FACIT, OLIMPIA, ETC) NYLON PRETO E VERMELHO (PVF)

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER DIN (FACIT, OLIMPIA, ETC) NYLON PRETO (PF)

 

Máquinas de escrever elétricas:

As máquinas de escrever elétricas se tornaram mais usadas a partir de 1925, com destaque para a Business Machines Corporation (IBM). Nesta máquina, um mecanismo movido a motor executava o trabalho real de levantar a tecla de barra e de golpeá-la de encontro à fita, assim como de retornar o carrinho e girar o cilindro de borracha na extremidade da linha.

Como as teclas eram usadas apenas para baixo, ativando o mecanismo elétrico, a pressão usada pelo operador era menor do que em máquinas de escrever mecânicas convencionais, e, em conseqüência, o operador podia datilografar mais rapidamente e com menos esforço. Uma outra vantagem importante era a impressão uniforme das letras.

As primeiras máquinas possuíam teclado completo ou duplo, em que cada tecla correspondia a uma única letra, a um único algarismo ou sinal. Eram teclados compostos em geral de 82 a96 teclas.

As máquinas de escrever elétricas são mecanizadas, utilizam-se de energia elétrica, assim como as máquinas de escrever eletrônicas, no entanto elas não dispõem de recursos especiais, muitas máquinas de escrever elétricas dispõem de corretivo, porém não há memória de correção, sendo que para que uma letra seja apagada, torna-se necessário retornar e acionar a mesma letra para que seja rebatida sobre a letra que se deseja corrigir.

 

Os modelos mais conhecidos no Brasil são IBM Composer, 71, 72, 82, 82C, 196C; Olivetti Tekne 3, 4, 5, 6, 7; Facit 1830, 1832; Olympia Elétrica.

 

As impressões são feitas através de esferas como no caso das máquinas de escrever da IBM ou por marteletes para as máquinas da Olivetti, Facit e Olympia. As esferas são parecidas com globos, onde em sua superfície contém várias letras, sendo que as esferas podem ser trocadas como no caso das margaridas das máquinas de escrever eletrônicas, onde também possuem vários tipos de escritas. As escritas por marteletes são iguais as das máquinas de escrever manuais, onde em cada extremidade possuem uma letra ou símbolo, sendo que no caso da escrita por martelete não há a opção de substituir o tipo de escrita, tendo que adquirir a máquina e utilizar somente o tipo de escrita disposta na máquina.

 

As fitas impressoras mais utilizadas nas máquinas de escrever elétricas são as de polietileno, poliéster teflon ou tecido de nylon ou algodão.

Segue abaixo alguns modelos de fitas e suprimentos para máquina de escrever eletrônica:

Segue abaixo alguns modelos de fitas e suprimentos para máquina de escrever elétricas:

 

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER FACIT 1828/ 30/ 31/ 32-TEKNE 4 - AC 303

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER FACIT 1828/30/31/32/ FACIT 9400 - AC

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER IBM 82C/ 196 - IBM 095 COMPATÍVEL MENNO GRÁFICA

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER IBM 82C/ 196 - IBM 433 MENNO GRÁFICA

FITA IBM 71/ SELETRIC 71

FITA IBM 72 NYLON PF/ SELETRIC 72

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI TEKNE 7- 2127 COMPATÍVEL MENNO GRÁFICA

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI TEKNE 7 - 2124 MENNO GRÁFICA

Esfera Globo para máquina de escrever IBM 71 / 72 / 82 / 82C / 196

 

 

Máquinas de escrever eletrônicas:

As máquinas de escrever eletrônicas utilizam energia elétrica assim como as máquinas de escrever elétricas, no entanto as máquinas de escrever eletrônicas têm uma placa interna de sistema integrado, sendo que as máquinas de escrever eletrônicas em geral dispõem de recursos especiais como negrito, corretivo automático, memória, centralização automática, tabulação automática entre outros recursos.

No Brasil as marcas mais conhecidas são IBM, Olivetti, Olympia, Facit e Brother, sendo que os modelos mais comercializados pela IBM foram os modelos 6746, 6783 e W1000, pela Olivetti os modelos mais comercializados foram ET121, ET112, ET2200, ET2250, ET2400, ET2450, ET1250, ET1250MD e portáteis como Olivetti Práxis 20, 201, ETP50, ETP1610; pela Facit os modelos mais comercializados foram 8000, 9401, 9404; pela Olympia Dismac os modelos mais comercializados foram OAT1200 e OAT1250, pela Brother os modelos mais comercializados foram BROTHER AX10 / 15 / 250 / 300 / 310 / 325 / 500 / 600 - GX 6000 / 6500 / 7000 / 8000 / 8500 / 9000

Os elementos de impressão das máquinas de escrever eletrônicas são conhecidos como margaridas onde em cada extremidade contém uma letra ou símbolo; as margaridas podem ser substituídas e há vários tipos de escrita como pica, elite, mikron, curier, delegate, advocate, symbol, orator entre outras que trabalham com espaçamentos entre letras de 10,12 e 15, onde cada margarida tem um espaçamento ideal, por exemplo para a letra pica o espaçamento ideal é o 10, para elite o espaçamento ideal é o 12 e para mikron o espaçamento ideal é o 15, onde o 10 é um espaçamento maior, o 12 é um intermediário e o 15 é o menor espaçamento.

As fitas impressoras mais utilizadas nas máquinas de escrever eletrônicas são

as de polietileno corrigível, onde elas podem ser corrigidas através de uma fita

corretiva lift off por remoção da letra, onde há uma cola na fita que extrai a letra

do papel; há também as fitas de poliéster teflon e nylon onde a correção é feita

por cobertura, o nome da fita corretiva é cover up, onde é sobreposta uma tinta

de cor branca por cima da letra impressa; para documentos confidenciais ou

cheques o ideal é utilizar a fita não corrigível.

 

Segue abaixo alguns modelos de fitas e suprimentos para máquina de escrever

eletrônica:

 

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER BROTHER AX 10/ AX 325/ PANASONIC KXR 20

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER BROTHER AX 10/ AX 325/ PANASONIC KXR 20

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER DISMAC OAT 1200/ 1250 COMPATÍVEL

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER DISMAC OAT 1200/ 1250

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER FACIT 8000 - AC 320

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER FACIT 8000/ 9401 - AC 333

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER FACIT 1828/30/31/32/ FACIT 9400 - AC

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER FACIT SÉRIE (9400/01/02/ 03/04) - AC 325

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER FACIT PORTÁTIL T 120-NAKAGIMA - AC 338

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER IBM ELETRÔNICA - 761 (6746)

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER IBM ELETRÔNICA - 765 (LIFT-OFF 6746)

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI ET 121 - 2145

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI ET 121/ 112 - 2147A

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI SÉRIE ET 2000/ 2250/ 2450 - 2192

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI SÉRIE ET 2000/ 2250/ 2450 - 2192

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI ETP 55/ PRAXIS 201/ ET 1250/ COMPACT 90 - 2203

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI ETP 55/ PRAXIS 201/ ET 1250/ PRAXIS 20 - 2195

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI ET 111/ 112 - 2156

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI PRAXIS 20 - 2148

FITA POLIETILENO CORRIGÍVEL P/ MÁQUINA DE ESCREVER SHARP PA 3000/ 3100

FITA CORRETIVA LIFT OFF P/ MÁQUINA DE ESCREVER SHARP PA 3000/ 3100

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI NYLON PRETO E VERMELHO- (PVF)

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI NYLON PRETO FXO (PF) MENNO GRÁFICA

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER REMINGTON PRETO VERMELHO NYLON (PVF) MENNO GRÁFICA

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER REMINGTON NYLON PRETO (PF) MENNO GRÁFICA

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER DIN (FACIT, OLIMPIA, ETC) NYLON PRETO E VERMELHO (PVF)

FITA P/ MÁQUINA DE ESCREVER DIN (FACIT, OLIMPIA, ETC) NYLON PRETO (PF) MENNO GRÁFICA

Elemento de impressão Margarida para máquina de escrever eletrônica

 

Onde comprar máquina de escrever?

Onde obter maiores informações sobre máquinas de escrever?

R: A empresa Escritório Total atua no ramo de equipamentos para escritório desde 1986, sendo especialista em máquinas de escrever de todos os tipos dispondo de venda, assistência técnica e locação; confira no site:

http://www.escritoriototal.com.br/loja/catalogo.php?loja=103999&IdDep=322

Tel: 55 11 3879-3879 (atendimento de segunda a sexta feira das 8 às 18 horas)